AET-RJ

Por que a AET-RJ?

A Associação de Ensino Técnico do Estado do Rio de Janeiro – AET-RJ foi criada com a finalidade de acalentar um sonho não só dos membros pertencentes à categoria profissional de Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro, mas de todos os cidadãos envolvidos com as causas comuns das diversas profissões referentes a este nível e modalidade de ensino, assim como questões gerais de educação, trabalho e renda.

Essa iniciativa abarca, dentre outras, as seguintes demandas:
Esclarecer através do exame das leis e normas regulamentadas oficiais, o que é, qual a origem, qual a finalidade e quem é o profissional gerado pelo sistema de ensino Técnico e Tecnológico.

Apontar e descrever a necessidade e utilidade dos profissionais formados por esse nível de ensino. Orientar quanto a atuação e utilização dos profissionais egressos dessa modalidade de ensino, tendo como foco, inclusive as unidades de formação e as instituições oficiais responsáveis pela regulamentação e fiscalização.

Quais são as prerrogativas e responsabilidades desses profissionais no mundo do trabalho e na sociedade.

A idéia foi efetivada depois de um longo processo de reflexão e debates sobre os problemas, dificuldades e discriminações enfrentados pelos profissionais formados neste ramo de ensino.

Apesar de legalmente habilitados, normalmente suas atribuições são dadas em função dos interesses e por vezes até por humor do contratante, não observando suas competências e habilitação.

Isso feito com a complacência dúbia do Estado que por delegação coloca nas mãos dos Conselhos de Profissões o poder de polícia (fiscalização) e, esses quase sempre extrapolam tentando legislar ao arrepio da Lei.

Por outro lado o trabalho, aqui representado pelos Conselhos de Classe, age na direção de suprimir iniciativa e reprimir a atuação.